Sobre várias matérias



Funções de linguagem

A linguagem utilizada em um texto não é escolhida ao acaso, determinados usos tem diferentes funções. A linguagem pode completar e ajudar a construir a ideia e o objetivo do texto. Ela pode ter funções referencial/denotativa, emotiva/expressiva, conativa/apelativa, metalinguística, fática ou poética.

  • Função referencial ou denotativa - É usada para transmitir um informação objetiva. Por isso utiliza uma linguagem mais direta, denotativa, sem possibilidades de interpretações subjetivas. Muito usada em textos científicos, jornalísticos, técnicos, etc.
  • Função emotiva ou expressiva - É usada para transmitir emoções e sentimentos. Utiliza muita pontuação, há subjetividade, uma entonação emotiva, uso de figuras de linguagem. Muito usada em textos literários como narrativas e poemas. 
  • Função conativa ou apelativa - Usada para influenciar ou convencer o interlocutor. Utiliza vocativos, verbos no imperativo, conjugações na 2ª ou 3ª pessoa. Muito comum em textos publicitários, discursos políticos, etc.
  • Função metalinguística - Uso do código para explicar o próprio código. Por exemplo uso de um poema para explicar como um poema é feito. 
  • Função fática - Usado para confirmar o entendimento ou recebimento das mensagens pelo interlocutor. Exemplo expressões como “Câmbio”, “Alô”, “Ok?”, entre outras.
  • Função poética - Usada para transmitir os sentimentos através de texto e enfatizá-los com a forma, ritmo, sonoridade, entre outros recursos poéticos.


Notes
  1. pura-inconstancia reblogged this from meusresuminhos
  2. meusresuminhos posted this